II Fórum Refugiados - AEBVB

Cartaz Fórum de Refugiados vers 4

Informações sobre valores:

Botão Fórum pdf

Baixe aqui a programação: 

Botão Fórum pdf

Conheça aqui os preletores:

Botão Fórum pdf

Faça aqui a sua Inscrição:

Botão Fórum pdf 2

Endereço e Informações:

 Rua Bom Pastor, 300
Araçariguama - SP
CEP: 18.147-000

 Telefones: (11) 4136 4770 | 4136 4777 
 Whatsapp: (11) 94327 1414

II FÓRUM REFUGIADOS

 

PREPARANDO A IGREJA PARA ACOLHER REFUGIADOS

O II Fórum Refugiados é uma iniciativa da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção (AEBVB), por meio do Programa Reconstruir – Apoio a Famílias Refugiadas.O tema “Preparando a igreja para acolher refugiados” busca oferecer capacitação para um trabalho mais engajado em prol das pessoas em situação de refúgio, evidenciando o grande potencial que existe nas igrejas brasileiras. 

A evolução do Brasil no acolhimento a refugiados, a situação dos venezuelanos em nosso País, interculturalidade, xenofobia e hospitalidade estão entre os assuntos a serem tratados por preletores especialistas e experientes na causa. E mais: casos de instituições que atuam na área com significativo sucesso, depoimentos e desafios práticos e o quanto é possível superá-los.

O II Fórum Refugiados pretende reunir parceiros e voluntários do Programa Reconstruir, igrejas, organizações sociais, líderes cristãos e refugiados para juntos, nos dias 28 e 29 de setembro, aprenderem uns com os outros, fortalecendo os vínculos fraternos e aperfeiçoando a nobre tarefa de servir ao próximo.

O que é o Programa RECONSTRUIR – Apoio a Famílias Refugiadas

Em 2015, a AEBVB sentiu um chamado especial ao observar milhares de pessoas que estavam deixando sua terra natal, sem destino, em busca de segurança e refúgio. Responder a esse chamado ampliou o foco do trabalho. Com mais de 30 anos de experiência na área do acolhimento institucional a crianças e adolescentes vítimas de violência e abandono, a AEBVB a partir de então passou a atender também famílias em situação de refúgio. Para desenvolver esta tarefa com excelência nasceu o Programa Reconstruir – Apoio a Famílias Refugiadas.   

Dezesseis pessoas em situação de refúgio já passaram pelo programa, vindas do Oriente Médio, África e Venezuela. O acolhimento é por aproximadamente seis meses, período em que os refugiados recebem moradia, alimentação, aprendizado do português, apoio para emissão de documentos, acesso às redes públicas de saúde e ensino, além de atendimento psicológico e capelania.

Somos gratos a Deus pelos parceiros que têm caminhado conosco neste grande desafio. Temos o apoio de amigos, irmãos e igrejas que abrem suas portas para receber estas famílias quando elas concluem o tempo do programa no Vale da Bênção. Parceiros que alugam moradia e contribuem com os itens básicos e de sobrevivência, até que as famílias possam caminhar pelos seus próprios esforços.

O texto bíblico que nos encoraja nesta jornada encontra-se em Deuteronômio 10.18-19Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa. Amem os estrangeiros”.

Preletores forum informativo